quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Motivação no Esporte

Tanto no esporte quanto na vida cotidiana existe um fator determinante para o sucesso, uma energia psicofísica que chamamos de motivação. Este fator em nossas vidas é o que dá início, dirige e integra nosso comportamento. MAGILL (1984) define motivação como alguma força interior, impulso ou uma intenção, que leva uma pessoa a fazer algo ou agir de determinada maneira. 

A motivação é considerada um aspecto tão importante quanto o aspecto físico, podendo afetar diretamente o rendimento dos atletas, sejam estes pertencentes a esportes individuais ou coletivos. Sendo assim,  devemos direcionar a responsabilidade aos profissionais (preparadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos, entre outros) que lidam com o esporte, pois devem preocupar-se não somente com a parte física de seus atletas, mas também com o aspecto psíquico dos mesmos.
  
Há algumas semanas atrás, observei os vídeos da Seleção de Rugby da Nova Zelândia, os "All Blacks", muito interessante a abordagem motivacional,  pois antes de todas as partidas eles possuem uma espécie de dança chamada "Haka" que é conduzida pelo "capitão" da equipe, cujo objetivo é motivar o time, atrair a torcida e intimidar os adversários.


Espero que gostem

Um abraço a todos

Denis