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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que são os meniscos?

Os meniscos são estruturas fibro-cartilaginosas localizadas na articulação do joelho, entre o fêmur e a tíbia. São constituídos basicamente por colágeno e água (em torno de 75%).
Cada joelho possui originalmente dois meniscos, um medial que é localizado mais internamente (formato em C) e um lateral que é localizado mais externamente (formato em O).

Funções do menisco

- Distribuição da carga

- Absorção de impacto

- Lubrificação da articulação

- Estabilização Articular

Mecanismo de Lesão
Nos jovens o mecanismo de lesão está relacionado a entorses de joelho (fator rotacional) e traumas diretos durante a prática esportiva. Nos idosos o mecanismo mais comum é através de alterações degenerativas do menisco que leva a um acometimento da estrututra óssea, como é o caso da osteoartrite.

Sintomas

- Dor na interlinha articular medial ou lateral

- Derrame articular pós trauma

- Estalidos Articulares

- Bloqueio Articular (limitação na extensão e/ou flexão)

- Falseios

É importante salientar que, uma lesão meniscal acarretará em um mal funcionamento da articulação e futuramente pode evoluir para um processo degenerativo precoce (osteoartrite).
PORTANTO, se você sofreu um trauma e esta apresentando sintomas semelhantes aos descritos acima, deve procurar imediatamente um médico, afim de diagnosticar o quanto antes uma possível lesão e saber qual o melhor tratamento a ser adotado, seja ele conservador e/ou cirúrgico.


Abraço a todos

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Dicas para um Carnaval com Saúde

Nesta época do ano é necessário muita atenção em tudo que vamos comer ou beber, pois qualquer deslize pode resultar em uma desidratação e/ou até mesmo em uma infecção gastrointestinal, portanto segue abaixo algumas dicas importantes para os foliões neste carnaval:

1-      Procure tomar bastante água (em torno de 2Lt por dia)

2-      Bebidas isotônicas (Ex: Gatorade) e Água de Coco são bem indicadas para repor os sais mineiras. Lembrando que existem restrições aos diabéticos em relação a água de coco.

3-      Evite ficar em jejum prolongado, não devendo ultrapassar o intervalo de 4 horas entre uma alimentação e outra.

4-      DIGA NÃO aos alimentos fritos e repletos de gordura.

5-      Procure alimentar-se com carnes magras como o peito de peru ou o filé de frango, sem se esquecer das saladas e frutas, que são ricos em água.

6-      ATENÇÃO com as bebidas alcoólicas pois algumas delas são diuréticas e podem acelerar o processo de desidratação.

7-      Evite permanecer ao sol por um tempo prolongado, mas se isto ocorrer, procure utilizar um bom filtro solar e proteger a cabeça com um boné ou chapéu.

8-      Respeite sempre os limites do seu corpo

Tenham um ótimo carnaval...

E não se esqueçam de usar camisinha SEMPRE!!

Abraços