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sexta-feira, 29 de junho de 2012

Caminhar ou Correr?

Caminhar e correr são movimentos fisiológicos dos seres humanos, são sempre executados por diversas razões e diferentes propósitos. Apesar de parecer simples, ambos os movimentos necessitam de diversos recrutamentos musculares e ajustes posturais, de forma que ocorra um movimento harmônico.
Quando pensamos em caminhada, devemos nos atentar de que se trata de uma atividade de baixo impacto articular, baixo gasto calórico e indicada para os seguintes casos:

  • Pessoas sedentárias
  • Pessoas com sobrepeso/obesidade
  • Iniciantes na prática de atividade física
  • Portadores de lesões músculo-esqueléticas em membros inferiores

No caso da corrida, devemos encarar como atividade de maior impacto articular, alto gasto calórico e considerada uma evolução natural para aqueles que estão caminhando num ritmo mais acelerado.

Para chegarmos a tão desejada corrida, devemos pensar primeiramente em evoluir na velocidade de caminhada, iniciando com 4 km/h (leve), em seguida uma caminhada mais acelerada de 6km/h e chegando finalmente ao “trote” que é uma corrida leve com velocidade em torno de 7km/h. Para o indivíduo atingir esta evolução, vai depender diretamente de aspectos como a frequência de treinamento, intensidade, idade e, se possui ou não, fatores de risco. Devemos lembrar que esta evolução será gradativa e de acordo com a individualidade biológica de cada um.

Entretanto, devemos concluir que, tanto a caminhada, quanto a corrida são ótimos exercícios e igualmente importantes na vida das pessoas, mas, serão selecionados de acordo com o objetivo/necessidade de cada indivíduo.

Abraço a todos

Denis

terça-feira, 12 de junho de 2012

Slackline

É um esporte de equilíbrio, praticado sobre uma fita de nylon estreita e flexível, fixada por duas âncoras em suas extremidades. A quantidade de praticantes cresce a cada dia e a razão para essa crescente demanda vai desde os inúmeros benefícios corporais até pela diversão proporcionada. Esta modalidade esportiva pode ser praticada em diversos lugares, entre eles, parques, praias e clubes.

O slackline inicialmente era praticado por profissionais de escalada, entretanto, hoje possui um público mais abrangente que se estende para skatistas, surfistas e praticantes ou não de outras atividades, porém devemos alertar a importância de realizar a prática sempre com acompanhamento de um profissional.

VANTAGENS

- Melhora do equilíbrio

- Aumento de força muscular

- Coordenação motora

- Agilidade

- Melhora da velocidade de resposta a estímulos

Modalidades

Trickline: É a modalidade mais praticada e convencional, é trabalhada a uma altura em torno de 60 centímetros do chão.

Longline: É praticada em fitas com o comprimento de até 20 metros.


Highline: É a modalidade praticada a alturas superiores as 5 metros.

Waterline: É praticado por cima da água, podendo ser em lagos, piscinas ou mar.

Finalizo esta postagem desejando sorte a todos aqueles que pretendem iniciar a prática desta ótima modalidade desportiva.
Abraço a todos
Denis