sexta-feira, 29 de junho de 2012

Caminhar ou Correr?

Caminhar e correr são movimentos fisiológicos dos seres humanos, são sempre executados por diversas razões e diferentes propósitos. Apesar de parecer simples, ambos os movimentos necessitam de diversos recrutamentos musculares e ajustes posturais, de forma que ocorra um movimento harmônico.
Quando pensamos em caminhada, devemos nos atentar de que se trata de uma atividade de baixo impacto articular, baixo gasto calórico e indicada para os seguintes casos:

  • Pessoas sedentárias
  • Pessoas com sobrepeso/obesidade
  • Iniciantes na prática de atividade física
  • Portadores de lesões músculo-esqueléticas em membros inferiores

No caso da corrida, devemos encarar como atividade de maior impacto articular, alto gasto calórico e considerada uma evolução natural para aqueles que estão caminhando num ritmo mais acelerado.

Para chegarmos a tão desejada corrida, devemos pensar primeiramente em evoluir na velocidade de caminhada, iniciando com 4 km/h (leve), em seguida uma caminhada mais acelerada de 6km/h e chegando finalmente ao “trote” que é uma corrida leve com velocidade em torno de 7km/h. Para o indivíduo atingir esta evolução, vai depender diretamente de aspectos como a frequência de treinamento, intensidade, idade e, se possui ou não, fatores de risco. Devemos lembrar que esta evolução será gradativa e de acordo com a individualidade biológica de cada um.

Entretanto, devemos concluir que, tanto a caminhada, quanto a corrida são ótimos exercícios e igualmente importantes na vida das pessoas, mas, serão selecionados de acordo com o objetivo/necessidade de cada indivíduo.

Abraço a todos

Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário