Loading...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O que são os meniscos?

Os meniscos são estruturas fibro-cartilaginosas localizadas na articulação do joelho, entre o fêmur e a tíbia. São constituídos basicamente por colágeno e água (em torno de 75%).
Cada joelho possui originalmente dois meniscos, um medial que é localizado mais internamente (formato em C) e um lateral que é localizado mais externamente (formato em O).

Funções do menisco

- Distribuição da carga

- Absorção de impacto

- Lubrificação da articulação

- Estabilização Articular

Mecanismo de Lesão
Nos jovens o mecanismo de lesão está relacionado a entorses de joelho (fator rotacional) e traumas diretos durante a prática esportiva. Nos idosos o mecanismo mais comum é através de alterações degenerativas do menisco que leva a um acometimento da estrututra óssea, como é o caso da osteoartrite.

Sintomas

- Dor na interlinha articular medial ou lateral

- Derrame articular pós trauma

- Estalidos Articulares

- Bloqueio Articular (limitação na extensão e/ou flexão)

- Falseios

É importante salientar que, uma lesão meniscal acarretará em um mal funcionamento da articulação e futuramente pode evoluir para um processo degenerativo precoce (osteoartrite).
PORTANTO, se você sofreu um trauma e esta apresentando sintomas semelhantes aos descritos acima, deve procurar imediatamente um médico, afim de diagnosticar o quanto antes uma possível lesão e saber qual o melhor tratamento a ser adotado, seja ele conservador e/ou cirúrgico.


Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário