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domingo, 26 de agosto de 2012

Estudo aponta que praticar 30 ou 60 minutos de exercícios apresenta o mesmo efeito

 
Trinta minutos de exercícios diários são tão efetivos na redução de peso e de massa corporal quanto 60 minutos, segundo um estudo dinamarquês.
A pesquisa, feita por especialistas da Universidade de Copenhague, acaba de ser publicada na revista científica American Journal of Physiology.

Durante 13 semanas, a equipe da Faculty of Medical and Health Sciences monitorou 60 homens obesos - porém saudáveis - que tentavam melhorar sua condição física.
Metade dos participantes seguiu um programa de uma hora de exercícios diários e a outra metade fez apenas meia hora de exercícios. Enquanto se exercitavam, os dois grupos usavam um medidor de batimentos cardíacos e um contador de calorias.
 
Os exercícios tinham vigor suficiente para produzir suor. Os resultados do experimento surpreenderam a equipe dinamarquesa.
 
Em média, os participantes que fizeram 30 minutos de exercícios diários perderam 3,6 quilos em três meses. Os que fizeram uma hora de exercícios, no entanto, perderam apenas 2,7 quilos. Nos dois grupos, a perda de massa corporal foi a mesma - 4 quilos.

 
Segundo um dos pesquisadores, Mads Rosenkilde, os 30 minutos de exercícios ofereceram uma vantagem adicional: "Os participantes que fizeram 30 minutos de exercícios por dia queimaram mais calorias do que deveriam em relação ao programa de treinamento que criamos para eles".

 
Em contrapartida, "observamos que fazer exercícios por uma hora em vez de meia hora não oferece perda adicional de peso ou gordura. Os homens que fizeram mais exercícios perderam pouco em relação à energia que queimaram correndo, andando de bicicleta ou remando".
"Trinta minutos de exercícios concentrados dão resultados igualmente bons na balança", concluiu o estudo.

Fonte: BBC Brasil

Opinião pessoal: 

Para aqueles que leram o texto acima, mantenham a calma, pois mesmo com a conclusão apresentada pelo estudo, devemos avaliar as diversas variantes que podem interferir nos resultados de uma pesquisa como esta, tais como: motivação do indivíduo que participou do grupo de 30min ou 60min, a dedicação durante os exercícios, alimentação, atividades que o indivíduo realizada durante o dia, ocupação profissional, entre outros.

Se faz necessário o desenvolvimento de muitos estudos, para que possamos afirmar com clareza este conceito sobre tempo ideal de treinamento.

Abraço a todos

Um comentário:

  1. Além do que tem outros fatores que fazer mais de 30 min de exercício deve trazer de beneficio né, Tipo pro condicionamento e etc

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