Loading...

domingo, 16 de março de 2014

Síndrome do Túnel do Carpo

Esta síndrome surge em decorrência de uma compressão do nervo mediano que passa por um canal (túnel) juntamente com os tendões dos músculos flexores. Esta estrutura anatômica fica localizada entre o antebraço e a palma da mão.

Dentre várias causas, podemos citar como a mais importante, a L.E.R. (Lesão por Esforço Repetitivo) que acomete principalmente indivíduos que utilizam no seu cotidiano movimentos repetitivos tais como: digitação, faxina, tocar instrumentos musicais e etc. Não podemos nos esquecer que esta síndrome pode surgir através de outras causas como trauma/impacto direto, tumores e processos degenerativos.

Sintomas

- Parestesia (formigamento) no trajeto do nervo mediano

- Dificuldade de realizar movimentos finos com as mãos

- Com a evolução pode ocorrer diminuição de força muscular e hipotrofismo

- Crescente dificuldade nas atividades de vida diária

Diagnóstico e Tratamento

Na maioria dos casos, para diagnosticar essa síndrome se faz necessário apenas uma boa avaliação da história clínica aliada a um completo exame físico com aplicação de testes especiais. Havendo necessidade pode ser realizado uma eletroneuromiografia afim de concluir o diagnóstico.

O tratamento vai depender do grau de evolução e extensão da lesão, porém inicialmente é indicado a utilização de uma órtese de posicionamento com o objetivo de evitar a movimentação do punho, juntamente com o uso de medicação anti inflamatória.

Na reabilitação, inicialmente será preconizado recursos de eletrotermofototerapia com o objetivo de analgesia e redução do processo inflamatório. Ultrapassando este estágio iniciamos um protocolo de alongamento e fortalecimento muscular, afim de estabilizar as forças musculares atuantes na região.

E por fim, é de fundamental importância para a evolução do tratamento, que o indivíduo siga todas as condutas corretamente e evitando os estímulos repetitivos que desencadearam o surgimento da síndrome.
Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário