quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dores lombares são mais comuns em fumantes

 De acordo com um estudo publicado no American Journal of Medicine,
cujo objetivo foi determinar a relação entre indivíduos fumantes e a presença de dores na coluna lombar. Foram revisados 81 estudos científicos (a partir de fev/ 2009) e 40 estudos foram incluídos em meta-análise, envolvendo um total de 300 mil adultos e adolescentes.

Foi encontrado maior predominância de dores lombares em indivíduos fumantes comparados com aqueles que nunca fumaram, entretanto, foi incluído na pesquisa aqueles que sentiram ao menos um episódio de dor lombar nos últimos doze meses. Relacionou-se também que os jovens (adolescentes) apresentam maior incidência e intensidade de dores quando comparados as pessoas de idade mais avançada.

Como uma possível explicação desses resultados, é que a lombalgia em pessoas jovens apresentam maior facilidade de identificação médica e melhor detalhamento dos sintomas.

Os pesquisadores não puderam afirmar com exatidão a razão dessa predominância de lombalgia em fumantes, porém existem algumas possíveis explicações como: aumento do risco de osteoporose, aumento da circulação de substâncias tóxicas, redução do suprimento sanguíneo da coluna, as quais poderiam estar ligadas diretamente ao processo álgico lombar.

Porém é necessário um aumento no número de pesquisas sobre o assunto, para que possam afirmar com uma maior certeza , a influência do cigarro em dores lombares juntamente com suas causas.

Um abraço                                                                                                                                      

Denis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário