sexta-feira, 6 de maio de 2011

Obesidade pode aumentar o risco de Alzheimer


Em 03/05/2011 a Revista Neurology publicou um estudo realizado pela Karolinska Institute/Suécia.

O objetivo do estudo foi verificar o risco de pessoas com sobrepeso/obesidade desenvolverem demências e Alzheimer.

O estudo teve início há 30 anos atrás, foram avaliados 8.534 gêmeos, e hoje os indivíduos avaliados apresentavam  idade igual ou superior a 65 anos. Os cientistas coletaram dados como altura, peso, estado de saúde, histórico médico e estilo de vida dos participantes. 

O sobrepeso e a obesidade na meia-idade estiveram presentes em 2.541 (29,8%) dos indivíduos avaliados. Foram diagnosticados 350 indíviduos (4%) com algum tipo de demência, sendo que, dentro desses casos, 232 casos com Alzheimer, destes, 39% estavam com sobrepeso e 7% eram obesos.

Informações como altura e peso nos anos anteriores à pesquisa também foram levados em consideração. Os cientistas descobriram, então, que entre aqueles que estavam com o sobrepeso, os riscos de Alzheimer eram 80% maiores. Para os obesos, aquelas pessoas com índice de massa corporal (IMC) acima de 30, os riscos eram quase quatro vezes maiores, ou 300%.

O estudo não conseguiu estabelecer exatamente como o sobrepeso e a obesidade prejudicam o cérebro, porém,  entre as hipóteses levantadas,  o excesso de gordura está associado ao diabetes e às doenças vasculares, condições que aumentam os riscos de demências. Há ainda a hipótese de que o tecido gorduroso, maior produtor de hormônio do corpo, pode gerar moléculas inflamatórias que poderiam afetar as funções cognitivas ou mesmo o processo de neurodegeneração.

Somados aos fatores biológicos, pessoas obesas normalmente tem um estilo de vida que aumenta as chances de vários tipos de demência. Hábitos como sedentarismo, consumo excessivo de açúcares e gorduras, baixa ingestão de legumes, vegetais e frutas, estão ligados tanto ao sobrepeso quanto ao risco de Alzheimer.  

Abraço a todos

Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário