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sábado, 28 de janeiro de 2012

Por que devemos combater a Gordura Abdominal?

Uma alteração física que vem ganhando amplitude e espaço cada dia mais nos veículos de comunicação é a Gordura Abdominal.

Fig.1 Exemplo de gordura subcutânea

Existem 2 tipos de gordura abdominal:

Gordura Subcutânea, acomete de maneira superficial, não adere nas vísceras mas costuma ficar nos principais depósitos de gordura do corpo, entre eles: o “culote”, a região glútea, a extremidade inferior da coluna lombar e as coxas. Ele é considerado menos prejudicial à saúde e acomete na maioria das vezes as mulheres.

Fig.2 Exemplo de gordura visceral
Gordura Visceral como o próprio nome já diz, é uma gordura mais profunda que costuma fixar-se nas vísceras, em especial no fígado pela proximidade da região e pode levar a diversas alterações sistêmicas como:

- Hiperglicemia que tende a evoluir para o diabetes tipo 2

- Aumento nos níveis de triglicérides e colesterol

- Alterações nas paredes dos vasos - Ateroesclerose  

- Hipertensão Arterial Sistêmica

- Aumento no risco de doenças como o Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Cerebral.

Esse segundo tipo de gordura é considerado o mais prejudicial à saúde e acomete em grande parte os homens.

Como diferenciar os 2 tipos?

Faça o seguinte teste, peça para a pessoa deitar e observe o seguinte:
Se a barriga “esparramar” para os lados e possuir um aspecto mais flácido,  esta será considerada uma gordura subcutânea.

Se a barriga ficar rígida e sem distribuição para as laterais, esta é a gordura visceral.

O que fazer para reverter?

O primeiro passo para o sucesso é a conscientização da pessoa sobre sua alteração, em seguida devemos orientar que esta pessoa mantenha um hábito de vida saudável, com uma alimentação equilibrada aliado à prática de atividade física regular com o objetivo de reduzir peso.

 “NÃO há milagre e SIM dedicação”
Um abraço
Denis

2 comentários:

  1. Dúvidas:
    1 - Quais os métodos mais eficazes de reduzir a gordura visceral?

    2 - O que fazer? Emagrecer a barriga para fazer exercícios ou ou fazer exercícios para reduzir a barriga?

    3 - E se a pessoa tem dores devido à má forma física? Deve insistir nos exercícios?

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    Respostas
    1. Para a redução de gordura visceral, particularmente eu acredito em um trabalho completo, onde deve ser incluído uma atividade aeróbia com evolução gradativa, fortalecimento muscular global, treinamento funcional e a reeducação alimentar.
      2- Acredito que o indivíduo possa iniciar uma atividade física possuindo ou não aquela barriga indesejada, porém se faz necessário a conscientização do profissional em graduar o nível de exigência dos exercícios bem como avaliar a real possibilidade do mesmo suportar impacto articular.
      3- É necessário avaliar a origem deste processo álgico que a pessoa venha a apresentar. Dores de origem articular?? muscular? fadiga precoce??
      Devemos SEMPRE lembrar que o CORPO FALA e quando algo não caminha bem ele nos avisa seja com dores ou quaisquer outra sintomatologia. Portanto procure evitar treinamentos/exercícios quando esta pessoa possui dores sem investigação prévia.
      Abraço e Obrigado pela participação.

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