domingo, 13 de janeiro de 2013

Tai Chi Chuan


Após um período merecido de férias, tive a oportunidade de viajar para a China,  um local culturalmente rico e totalmente exótico, entretanto gostaria de compartilhar com meus seguidores/leitores algo muito interessante e relevante que observei nesta viagem, o Tai Chi Chuan, que é um estilo de arte marcial e uma forma de meditação em movimento.

Esta arte tem suas raízes originadas na China, sendo criada por monges / sacerdotes taoístas por volta do século XII. É um conjunto de movimentos lentos, circulares e espiralados, associados a uma respiração lenta, profunda e rítmica, que trabalha de forma integrada à manutenção da harmonia física, mental e emocional. Estes movimentos ativam a circulação dos meridianos, canais onde circulam a energia.
 
Principais Benefícios

Ø  Regulação das funções cárdio-vascular, respiratória e digestiva

Ø  Minimiza a incidência de doenças ósteo-articulares

Ø  Melhora da coordenação motora

Ø  Melhora do equilíbrio

Ø  Redução do stress físico/mental

Ø  Melhora da flexibilidade

Ø  Aumento da força muscular

Ø  Evita o surgimento de dores e lesões tendinosas

O Tai Chi Chuan é uma atividade predominantemente aeróbia, de baixo impacto articular e de ritmo suave, não possui quaisquer contra-indicações, podendo ser praticado por pessoas de qualquer idade.

Em muitos lugares, tive a oportunidade de presenciar pessoas de várias idades praticando esta “arte milenar”, para eles certamente é um estilo de vida que pode influenciar diretamente na melhora da qualidade de vida e na longevidade. Certamente é um exemplo que poderia ser seguido ao redor do mundo, principalmente nas grandes metrópoles onde as pessoas seguem uma rotina repleta de trabalho, stress e problemas sócio-econômicos.
Um abraço a todos
Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário