quarta-feira, 18 de maio de 2011

TRX - Treinamento em Suspensão

No Início deste mês (01/05/11) a Revista Veja, publicou uma reportagem sobre um novo aparelho de ginástica, o Total Body Resistance Exercise, mais conhecido como TRX.

O TRX foi criado por Randy Hetrick, um integrante do grupo de operações especiais da marinha americana, que inicialmente utilizava "tiras" de paraquedas fixadas às portas e cuja resistência durante o exercício era o próprio peso corporal. Atualmente diversos soldados americanos utilizam este método para aumento de força muscular global, manutenção da massa muscular e melhora de condicionamento físico, uma vez que é um equipamento de baixo custo, de fácil instalação e pode ser transportado a diversos lugares.

 TRX Bodyweight Training SystemTRX Bodyweight Training System

Este equipamento é composto por uma fita simples de náilon em formato de Y, onde a ponta simples da tira, pode ser fixada ao teto, parede e/ou qualquer outra estrutura alta e com capacidade de suportar carga, as outras duas pontas acabam em manoplas onde se engancham as mãos ou os pés.


A característica principal desta técnica é que qualquer exercício por mais simples que seja, recrutará simultaneamente diversos grupamentos musculares, entre eles, a musculatura profunda e superficial de tronco. Por ser um método que não se beneficia de bancos/assentos para fazer ajustes posturais, estimula diretamente a coordenação motora do indivíduo.

Atualmente este recurso vem ganhando notoriedade não apenas no campo do treinamento físico/fitness, como também no campo da reabilitação de pacientes ortopédicos, estando eles em tratamento conservador ou pós operatório. A graduação da carga varia de acordo com a inclinação do corpo no equipamento, podendo chegar a uma suspensão completa (em relação ao solo).


 É importante salientar que, esta técnica possui impacto articular, principalmente em punhos e ombros, portanto é necessário que o profissional saiba lidar com as especificidades e limitações de cada indivíduo, sempre respeitando o limite do corpo.

Eu particularmente venho utilizando este método há 2 semanas com alunos de personal training e pacientes particulares. Até o presente momento vem ocorrendo grande aceitação do método e nota-se sucesso em todas as atividades propostas.

Em breve estarei postando algumas imagens sobre o método.

Um abraço

Denis

2 comentários:

  1. Muito legal Professor...conheci o TRX este ano também junto com alguns companheiros de trabalho na Academia 24hrs, achei muito interessante.
    Espero que em breve você esteja ministrando algum curso sobre o tema também.

    Abraço,
    Thomaz Silva

    ResponderExcluir
  2. Olá Denis. Ontem na aula assistimos a uma palestra do Humberto Alexandre, ele nos mostrou um de seus video muito emocionante. Tentei salvar este video mais eu não consegui. É possível você me encaminhar por e-mail? pri2010sp@terra.com.br .. O video é aquele do Senhor onde vc grava as melhoras dele! Obrigada, parabéns pelo trabalho! BEIJOS Priscila .

    ResponderExcluir