domingo, 7 de agosto de 2011

Dicas para quem pretende iniciar uma atividade física

Para você que pretende iniciar a prática de exercícios regulares, segue abaixo algumas dicas visando o máximo de segurança.
1-      Realizar uma avaliação médica completa, seguida de exames como: Eletrocardiograma, Ecocardiograma e Teste Ergométrico, sendo estes alguns dos principais exames pertinentes ao check-up. Caso você possua um histórico familiar de doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial sistêmica (HAS), entre outros, deve informar ao seu médico.

2-      Avaliação Física/Postural com um fisioterapeuta, para que haja o aconselhamento postural e um mensuramento das possíveis limitações.

3-      Buscar o auxílio de um profissional da Educação Física para que esta prática seja iniciada respeitando os limites do corpo e para certificar-se de que não haverá falhas de execução.

4-      Selecionar uma modalidade esportiva que lhe traga prazer em praticar.

5-      Manter uma boa hidratação antes, durante e depois da prática.

6-      Nunca praticar a atividade em estado de jejum absoluto e após o término alimentar-se de maneira saudável. (consultar um nutricionista).

7-      Realizar alongamentos musculares específicos pré e pós exercício.

8-      Em hipótese alguma realizar exercícios sentindo dores articulares (diferenciar de dores musculares causadas pelo exercício), caso este sintoma seja freqüente, você deve procurar um médico.
O inicio de uma atividade física sem um acompanhamento prévio pode trazer diversos riscos à saúde, fatais ou não.
Um abraço a todos
Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário