terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vigorexia

Com o aumento do famoso “culto” ao corpo perfeito, vem surgindo de maneira crescente  um comprometimento chamado Vigorexia ou Transtorno Dismórfico Corporal,  considerada pelos médicos como um TOC (transtorno obsessivo compulsivo), onde o indivíduo desenvolve uma auto imagem distorcida de si mesmo.

Ao iniciar uma atividade física, estes indivíduos consideram-se extremamente magros , franzinos e muitas vezes com vergonha de seus padrões corporais. Com o passar do tempo, a maioria deles inicia uma busca obsessiva e desenfreada a fim de atingir o maior vigor físico possível (em alguns casos aderem aos anabolizantes), entretanto, o problema maior é que estas pessoas não percebem o quão escravizadas e dependentes já  se tornaram desta estética corporal que por vezes é determinada por uma sociedade egoísta, cruel e consumista.

A pessoa portadora deste transtorno, mesmo sendo extremamente forte, ao se deparar com um espelho considera-se extremamente magra e esquelética. Deve ser esclarecido que Vigorexia e Anorexia NÃO são sinônimos, enquanto que os vigoréxicos mesmo sendo fortes consideram-se magros, os anoréxicos NUNCA consideram-se magros.
Características do indivíduo
- Acometimento em grande parte do sexo masculino
- Fisicamente fortes
- Prática esportiva de musculação e/ou Fisiculturismo
- Carga horária excessiva de treinamento


Sintomas (podem estar relacionados ao treinamento excessivo/Overtraining)
- Fadiga global e persistente
- Fraqueza muscular
- Desânimo
- Depressão
- Irritabilidade
- Desinteresse sexual
O tratamento consiste em um acompanhamento com psicoterapeuta, psiquiatra e nutricionista, além é claro do apoio familiar.
Abraço a todos e uma ótima semana
Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário