Sindrome do Stress do Medial Tibial (SSMT) ou Periostite Medial da Tibial e conhecida popularmente como "Canelite", costuma incomodar grande parte dos atletas amadores e em uma menor parte os profissionais. Os praticantes de corrida são os indivíduos que sofrem maior acometimento desta lesão. É um processo inflamatório que acomete a tíbia, e/ou os tendões e músculos na região. Inicialmente é uma inflamação do periósteo (fina camada que recobre o osso) que pode evoluir para algumas áreas subjacentes.
- Alterações Biomecânicas,
- Aumento súbito na carga de treinamento
- Alterações do calçado utilizado/amortecimento inadequado
- Alteração da superfície de treinamento (cimento, asfalto, grama, esteira)
- Encurtamentos musculares
- Erros de execução do gesto esportivo
- Pronação do pé durante a fase de apoio
- Fraqueza muscular
Sinais Clinicos: dor (progressiva e continua) na face anterior da tíbia (“canela”), piora durante a atividade e melhora com o repouso (inicialmente), pode apresentar edema e queda do desempenho esportivo.
Tratamento: Geralmente é conservador, devendo primariamente reduzir os sinais inflamatórios, através de compressas de gelo e recursos fisioterapêuticos de analgesia + alongamento muscular (principalmente do tríceps sural – panturrilha).
Evitar inicialmente exercícios com impacto articular , podendo ser uma ótima ferramenta nesta fase, o trabalho específico em piscina associado a utilização de equipamentos com baixo impacto articular como o “transport” e bicicleta, afim de trabalhar o condicionamento cardiovascular deste indivíduo.
É importante que o retorno à atividade seja realizado de maneira gradativa e selecionando a superfície do terreno ideal para a corrida.
Dicas para minimizar: Utilização de calçados com amortecimento, Utilização de palmilhas ortopédicas (silicone), procurar um tênis adequado para o tipo de pisada (Pronada, supinada ou neutra) e mudar o terreno e o local de corrida.
E lembre-se... Nunca corra sentindo dores...
Respeite os SINAIS DO SEU CORPO
Um abraço e Boa semana
Denis
Show! Depois de dez anos parado, estou voltando aos exercícios físicos, e sentindo muita dor na canela. Troquei pela transport até conseguir correr sem dores. Abs!
ResponderExcluir