Overtraining pode ser considerado um conjunto de sinais e sintomas, que acomete atletas em diversas modalidades, expostos a um programa de treinamento inadequado, caracterizado por grandes volumes e/ou altas intensidade de treinamento associado a um período de recuperação insuficiente. Essa manifestação pode ser potencializada por problemas psicossociais, treinamento monótono, dieta inadequada, entre outros.
Sintomas:
- Queda no rendimento esportivo
- Redução de peso
- Fadiga crônica (Global)
- Dores musculares
- Infecções recorrentes
- Irritabilidade
- Depressão
Apesar de bem definidos, os sintomas desta alteração não são suficientes para o estabelecimento do diagnóstico padrão desta síndrome. Sendo por vezes necessário, explorar as alterações fisiológicas, hematológicas e hormonais do indivíduo.
Pode-se afirmar que o tratamento mais eficaz deste comprometimento baseia-se na PREVENÇÃO. Os profissionais da Educação Física devem estar atentos a qualquer sintoma que este atleta venha a desenvolver, além disso, são os responsáveis por desenvolver um método de treinamento eficaz e dinâmico, com períodos de recuperação adequados e se necessário reduzir a intensidade/volume do treinamento deste atleta.
Torna-se fundamental a participação de uma equipe multidisciplinar, composta por: fisiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e médicos, a fim de promover uma melhora do rendimento desportivo aliado à promoção da saúde.
Abraços
Denis
Nenhum comentário:
Postar um comentário