Loading...

domingo, 23 de outubro de 2011

Exoesqueleto Biônico

O ReWalk é o nome dado a um exoesqueleto biônico, que permite adotar a posição ortostática (em pé), caminhar, sentar-se e até mesmo subir e descer escadas. A utilização do dispositivo é controlado por sensores localizados nos membros superiores e o comando ocorre através de um controle remoto, são necessários algumas sessões de treinamento, para aperfeiçoar o equilíbrio e consequentemente a marcha.
Estão indicados para utilizar este equipamento, indivíduos que apresentem lesão medular (nível baixo-paraplegia) ou outras lesões neurológicas que afetem os membros inferiores, resultando em um déficit de funcionalidade. Porém deve ser sempre analisado caso a caso, pois para estar apto a utilizar este equipamento, a pessoa além de apresentar uma boa estrutura óssea de membros superiores, deve apresentar também um ótimo cognitivo.
Além da melhora funcional, este indivíduo pode apresentar outros benefícios como:
- Melhora do Condicionamento Cardiovascular
- Redução no aparecimento de escaras (feridas) de pressão
- Melhora do Sistema Digestivo
- Melhora do Nível de Massa Óssea (pela descarga de peso)
- Melhora da Hipotensão Postural
- Entre outros.
Infelizmente, esta tecnologia está fora do alcance da maioria das pessoas, por apresentar um alto custo de aquisição. Se nos países da Europa já são valores pouco acessíveis, imaginem ao chegar no Brasil, tenham a certeza que com tantos impostos que SEMPRE são cobrados, este equipamento custará inicialmente uma “pequena” fortuna.
Maiores informações sobre o ReWalk podem ser encontradas no: http://www.argomedtec.com/technology.asp
Um abraço a todos
Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário