domingo, 9 de outubro de 2011

Kettlebell

Após a Segunda Guerra Mundial os russos desenvolveram uma ferramenta para melhorar a aptidão física de seus soldados, foi descrita como uma bola de ferro fundido com uma alça e mais tarde sendo chamada de Kettlebell.
Entretanto no final do século 20, os americanos passaram a considerar o Kettlebell como um equipamento indispensável para a melhora da performance de atletas, sendo eles profissionais ou não. A partir disso, com o crescimento do Treinamento Funcional pelo mundo esta ferramenta vem ganhando espaço em academias, centros de reabilitação e clubes.


Atualmente existem diversas cargas de kettlebell, iniciando com 1 kg e podendo chegar a 20kg, todos possuem o mesmo formato, podem variar de cor e alguns recebem um revestimento de borracha.
O Treinamento com Kettlebell permite trabalhar uma infinidade de exercícios, podendo direcionar o treino para os membros inferiores, membros superiores, tronco ou  todas essas estruturas juntas em um único exercício.


Segue abaixo os principais benefícios deste método:
  • Aumento de força e potência muscular
  • Aumento da resistência
  • Melhora do condicionamento físico
  • Melhora da coordenação motora
  • Infinita variedade de exercícios
  • Conscientização corporal
Este tipo de treinamento deve ser SEMPRE orientado por um profissional da área, uma vez que o praticante deve realizar diversos ajustes posturais em um único exercício, portanto, se praticado de maneira inadequada pode levar a lesões músculo-esqueléticas, tais como: lombalgias, cervicalgias, lesões musculares, entorses e etc.
Boa semana a todos
Abraços
Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário