quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aula de samurai nas academias?

Uma nova modalidade de aula nas academias foi criada no Japão e já possui alguns praticantes nos USA, leva o nome de Forza, é uma aula baseada nos movimentos de uma espada samurai, foi criada por Takafuji Ukon, de 31 anos e treinador de uma grande academia no Japão chamada de Samurai Camp, é uma idéia inovadora, que a princípio objetivou o público masculino, entretanto ao iniciar as aulas, surpreendeu-se com uma grande demanda do público feminino.

Afim de evitar possíveis acidentes que certamente seriam fatais, essas espadas são feitas de madeira, cobertura com folha de estanho e/ou metal. Todas elas NÃO possuem lâminas e pesam aproximadamente 1kg, havendo diversidade de peso em alguns modelos.

Eles estimam perder até 5kg por mês e até 800 calorias por aula, obviamente que dependendo da intensidade do treino. É importante salientar que se baseia em um treinamento de baixo impacto articular e de grande recrutamento muscular.

Dentre os objetivos desta aula inclui-se:

- Melhora do trofismo
- Aumento da resistência cardiovascular
- Melhora da coordenação motora
- Redução do stress 

Esta modalidade pode ser preconizada tambem como técnica de reabilitação, principalmente para aqueles indivíduos que apresentam uma limitação funcional em membros superiores, os movimentos da espada são muitas vezes realizados em diagonal e possuem variações desde o mais simples até o mais complexo.

A aceitação desta modalidade vêm crescendo, ganhando novos praticantes por onde passa e certamente com resultados satisfatórios.

Quem sabe esta modalidade não seja exportada e aterrisse no Brasil?!

Do que depender de mim já aterrissou e meus alunos/pacientes que aguardem.

Um abraço a todos

Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário