sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pular corda é uma atividade eficaz?

Atualmente pular corda é considerado uma ótima opção para os indivíduos que visam trabalhar o sistema aeróbio e/ou aqueles que pretendem “fugir”da esteira e da bicicleta, por isso vêm se tornando cada vez mais frequente o número de praticantes desta atividade em academias, estúdios e parques. Isso certamente deve-se ao fato da corda ser um equipamento barato, prático, divertido e eficaz.
Algumas academias disponibilizam aulas coletivas de corda, que incluem desde o simples manejo do equipamento até variações com um acentuado grau de dificuldade, essas aulas levam o nome de “Rope Class” ou “Power Jumping Class”.
Abaixo estão listados os principais benefícios desta prática:
  • Recrutamento muscular global, porém os membros inferiores são mais ativados em relação aos demais grupamentos do corpo.
  • Melhora do equilíbrio corporal
  • Melhora da coordenação motora
  • Aumento da capacidade aeróbia ou anaeróbia (de acordo com o objetivo)
  • Grande eficácia em programas de emagrecimento
  • Melhora da densidade óssea (prevenção de osteoporose)
  • Elevado gasto calórico (800kcal por hora)
Atualmente existem no mercado muitas opções de cordas, desde as mais simples até as mais sofisticadas que apresentam até contador de giros digital e regulagem de comprimento, entretanto para aqueles que pretendem começar, a melhor corda pode ser aquelas que são feitas de plástico e vinil.
Por se tratar de uma atividade de impacto, a prática deve ser evitada a todos aqueles que possuem disfunções músculo-esqueléticas  e também que se encontram muito acima do peso.
O início da prática deve ser sempre gradual e progressiva, com intervalos de repouso e sempre mantendo a hidratação corporal, bebendo água ou isotônicas durante a atividade. O local deve ser sempre espaçoso, arejado e sem objetos ao redor, afim de evitar acidentes com o praticante.
Portanto, para aqueles que pretendem queimar umas "boas" calorias, fiquem certos de que a corda é uma variação de treino eficaz, dinâmico e prático.
Um abraço a todos
Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário