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terça-feira, 8 de março de 2011

Alongamento Muscular


Este tema esta cercado de controvérsias e dúvidas, contudo, no texto abaixo procuro explorar o assunto de uma maneira clara e objetiva, para que os meus leitores possam absorver o conteúdo da melhor maneira possível.
O alongamento muscular é uma manobra utilizada para aumentar o comprimento de tecidos moles (músculos) e consequentemente promove o estiramento das fibras musculares. Entretanto, diversos fatores como o sedentarismo, alterações posturais, fatores genéticos, lesões ortopédicas e posturas viciosas do dia-a-dia , podem levar o músculo a uma condição chamada de encurtamento muscular que se caracteriza por uma diminuição do comprimento muscular e que pode afetar a amplitude de movimento das articulações.
Atualmente o alongamento faz parte da rotina de atletas profissionais, pessoas em processo de reabilitação, trabalhadores (Ergonomia), crianças e idosos praticantes de atividade física, entre outros.
Dentre as principais indicações para o alongamento estão:
-aquecimento para atividade
-melhora da postura
-relaxamento físico e mental
-melhora da função articular
-relaxamento pós exercício
-prevenção do surgimento de lesões músculo esqueléticas (esta última muita discutida no meio científico)
Cipriani et al., (2003) entre outros, determinou que o  tempo estimado para a execução de um alongamento é de 25 a 30 segundos em cada grupamento muscular, não há necessidade de sustentarmos o alongamento por um tempo superior a este descrito, pois não resultará em maiores benefícios.
Se enganam aqueles que afirmam o seguinte “Músculo bem alongado é músculo fraco”, tal afirmação não confere pelo fato de que quanto maior o comprimento do músculo, maior será a capacidade de gerar tensão, então pensem sempre em alongar antes e depois da atividade física almejada. Peguem como exemplo atletas da ginástica olímpical, que conseguem aliar uma elevada força muscular com uma grande flexibilidade.
Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem ser encarados como inimigos.
Dicas para Alongamentos
  1. Se for inseguro para realizá-los ou tiver dificuldades,  procure um profissional da saúde/atividade física para auxiliá-lo;
  2. Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;
  3. Alongue-se até sentir uma sensação de tensão muscular, não devendo ocorrer  dor intensa;
  4. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar de maneira lenta e gradativa a intensidade dos alongamentos;
  5. Mantenha o alongamento de 25-30 segundos por articulação. Evite balançar-se na execução (pois assim estará estimulando um  reflexo de contração ao invés do propósito de alongar);
  6. Alongue-se antes e depois da atividade procurando enfocar principalmente o grupamento muscular que será exercitado naquele momento;
  7. Mantenha uma regularidade de 3-5 vezes por semana a fim de obter bons resultados no ganho de flexibilidade. 


    2 comentários:

    1. É verdade, já ouví alguns acéfalos pregando essa idéia de que o alongamento reduz a hipertrofia muscular.

      Inclusive já ouví também, que o aquecimento prejudica o ganho de massa, uma vez que o estímulo no músculo `frio` causa maior rompimento de fibras...

      Taí, estudado e explanado!

      Abraçosss

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    2. Bom saber que estou fazendo tudo certinho...
      E de fato, ajuda na hora dos exercícios...

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